Novas Matrículas - 2020
Porque sabemos que estar bem informado/a é fundamental para uma compra consciente.

Novas matrículas já estão em vigor
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) já publicou o diploma do Governo, que aprova as novas matrículas, e que já entrou em vigor
Tudo muda em 2020
As matrículas, tal como as conhecemos há bastante tempo, vão mudar. Era previsível, e apenas uma questão de tempo, até que as combinações das matrículas atuais chegassem ao fim. As alternativas foram estudadas e criadas e, em pouco tempo, já podem ser aplicadas. De acordo com dados do IMT, o modelo de matrículas introduzido a 25 de Maio de 2005 irá esgotar-se lá para o final do mês de fevereiro de 2020.
Adeus faixa amarela
As novas matriculas apresentam uma nova distribuição alfa-numérica, com dois pares de letras nas extremidades e dois números ao centro.
Para além disto, as chapas ficam sem a faixa amarela, indicativa do mês e do ano da primeira matrícula. Esta informação foi introduzida em 1998, para ajudar a identificar os veículos usados importados.
Devemos ainda realçar que os elementos ‘separadores’ dos caracteres também deixam de existir. Portugal era o único país da União Europeia que utilizava estes elementos na matrícula e a sua eliminação justifica-se pela irrelevância para a identificação dos veículos, até porque gerava confusão com as chapas de outros países que tinham a indicação da data de validade da matrícula e não o mês e ano da primeira chapa.
