Está a chegar uma nova rotulagem para os pneus
A União Europeia adotou novas medidas para uma melhor informação aos utilizadores. A intenção é existir informações mais rigorosas sobre as condições de aderência em chuva e eficiência energética dos pneus.

Rotulagem dos Pneus
Desde 2012 que os pneus novos, comercializados dentro da União Europeia, são obrigados a conter um autocolante que descrimina a prestação do pneu nos diferentes aspetos: isto é a rotulagem do pneu.
Este autocolante deve estar presente nos 3 tipos de pneus que existem: os pneus para veículos ligeiros de turismo (C1), veículos comerciais ligeiros (C2) e veículos comerciais pesados (C3).
NOVA ROTULAGEM DE PNEUS: O QUE MUDA?
Aumentar a segurança, a proteção da saúde e a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário são os principais objetivos desta nova rotulagem de pneus.
Estas regras pretendem ajudar a diminuir a quantidade de microplásticos que entra no ambiente devido à abrasão dos pneus, orientado assim o consumidor para a compra de pneus mais eficientes.
No futuro, os pneus para camiões e autocarros terão também de ter o rótulo.
"O regulamento introduz uma série de alterações importantes às regras anteriores, que passam, assim, a ser revogadas. Com efeito, as principais são:
Grafismo do rótulo foi atualizado (inclui agora os ícones relativos à aderência na neve e gelo);
Rótulos maiores e standardizados;
Fim das classes de eficiência energética mais baixas, que deixaram de poder ser comercializadas, para tornar a escala mais clara e fácil de compreender;
Camiões e Autocarros (pneus C3) também terão de nova rotulagem de pneus;
Legislação própria para os rótulos;
Os pneus recauchutados passam também a estar incluídos (aplicáveis assim que estiver disponível um método de ensaio adequado para medir o desempenho desses pneus);
Parâmetros sobre quilometragem e abrasão (aplicáveis assim que estiver disponível um método de ensaio adequados);
O rótulo do pneu deverá figurar em todo o material técnico promocional e na publicidade visual de cada tipo de pneu, incluindo o disponibilizado na Internet."
Fonte: Ekonomista